Uma das principais características da televisão na escola é a de que se trata de um meio com forte apelo coletivo. Televisão, na sala de aula, é para ser vista pelo conjunto de uma classe. Assim,aos materiais tradicionais juntam-se novas possibilidades de trabalho. Para tornar possível a convivência harmoniosa dos diferentes meios é importante buscar conhecer como cada um deles afeta as relações grupais e individuais na sala de aula e na escola.
À televisão se juntará logo o computador. E não poderia ser diferente, pois as mudanças que a informática está produzindo na sociedade não são só profundas, mas rápidas, já começam a alterar o modo de ser de indivíduos e de instituições e, mesmo indiretamente, já afetam consideravelmente a escola.
A televisão e os computadores em rede, além de contribuírem para a aceleração das mudanças, constituem-se nos fios da grande teia de informações que envolve o planeta. O computador nos dias de hoje é, portanto, uma outra ferramenta essencial à Educação nos dias de hoje. E sua chegada à escola é inexorável. A transformação que este meio tem produzido na sociedade tem repercussões importantes nos processos educacionais. Mais do que pensar no que fazer com esses meios em situações de aprendizagem, é preciso buscar as condições para que a escola possa integrar-se conscientemente na sociedade global.
Assim, mais do que nunca, uma das principais condições para o desempenho do trabalho do educador, é a sua capacidade de entender as mudanças, identificar os problemas e as condições delas decorrentes, e apontar alternativas educacionais que concorram para uma Educação voltada para a constituição da cidadania. (TV e informática na Educação. Salto para o futuro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário