Iniciando as atividades do Proa12: (segundo semestre março 2007)
A linguagem audiovisual abre diferentes possibilidades e oportunidades educacionais. O mais importante, seguramente, não é descobrir as especificidades das técnicas, mas sim conhecê-las para utilizá-las pedagogicamente, fazendo delas instrumentos de criação, expressão e comunicação.
O sistema educativo não pode limitar-se a usar a linguagem audiovisual como repassadora de informações. É nessa perspectiva que este estudo se insere, considerando fundamentalmente que, além do que se poderia chamar de pedagogia com imagens, é preciso trabalhar também a pedagogia da imagem.
Da mesma forma que a alfabetização se constitui numprocesso de introdução à linguagem escrita, como um importante aspecto da educação, atualmente é também importante que se construam metodologias visando a introduzir professores e estudantes no universo da linguagem audiovisual.
Assim é que , além dos exercícios de leitura crítica da imagens, do cinema e da televisão, é importante que professores e alunos tenham acesso aos elementos constitutivos dessa linguagem, porque esta representará, cada vez mais, um instrumento de inserção na sociedade contemporânea. ( Tv e informática na educação. Salto para o Futuro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário